A mulher virtuosa de Provérbios

Muitas mulheres piedosas notáveis aparecem em toda a bíblia, mas a esposa virtuosa merece elogio especial(pv 31.29). Essa mulher era esposa e mãe. Durante séculos, as mulheres têm se maravilhado e vêm sendo desafiadas pela vida dela(v.31).
A passagem descreve o tipo de esposa que toda mulher deve ser e que tipo de mulher o homem deve escolher para se casar. Não sabemos quem era aquela mulher, mas como ela era. Essa mulher virtuosa continua mais viva do que nunca.
Essa mulher fora do comum era um paradigma de virtudes: digna de confiança, diligente, organizada e amorosa. Mas é surpreendente como era capaz de ordenar as prioridades de sua vida. O marido confiava plenamente nela; os filhos adultos a elogiavam, e seu lar era um modelo de eficiência. Ela ainda encontrava tempo para atuar na comunidade, para ajudar o pobre e até aumentar a renda da família por meio de investimentos sábios e gerenciamento produtivo de tudo o que era colocado sob seus cuidados. Mas ainda, era tão linda exteriormente como era sábia em seu interior.
A Descrição da esposa virtuosa termina com o segredo de seu sucesso(v.30). Ilustrando o tema da sabedoria encontrado em todo o livro de Provérbios, essa mulher, em primeiro lugar, temia e reverenciava a Deus. Assim, os relacionamentos e responsabilidades eram equilibrados com sabedoria. Ela exemplifica a verdade emitida por Jesus Cristo: "buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas as coisas vos serão acrescentadas"(mt .33). Um olhar atento para a descrição dessa mulher pode ser de valor inestimável para ajudar todas as mulheres a estabelecerem suas próprias prioridades ao administrar o tempo, os recursos e os dons que Deus lhe deu.

terça-feira, 26 de julho de 2011

Planejando seus dias

Frequentemente, as mulheres ficam sobrecarregadas com muitas coisas para serem feitas(Lc 10.40), porque há diversas opções de como distribuir seu tempo(Ec 3.1-8). colocar em ordem as prioridades é determinar o que há de mais importante a fazer e como o tempo deve ser melhor aproveitado, isto é, quem e o que vão ter preferência sobre as outras coisas da vida.
A Bíblia traz orientações sobre as prioridades que Deus deseja que tenhamos (Sl 119.105,130):
* seu relacionamento pessoal com Jesus Cristo(Mt 6.33; Fp 3.8);
* seu comprometimento com seu lar e com a família- especialmente com o marido e os filhos(Gn 2.24; Sl 127.3; Ef 5.22,25; 6.4; 1Tm 3.2-5; 5.8; 1Pe 3.70, mas também com os parentes , como fica tão bem exemplificado no relacionamento entre Rute e Noemi(Rt 1.16-17);
* suas responsabilidades profissionais e as tarefas assumidas(1Ts 4.11-12); e
 * seu serviço para Deus através dos ministérios da igreja e do envolvimento com a comunidade.
Uma vez que você tenha esses critérios divinamente colocados em mente , estará pronta a escolher as oportunidades que aparecerem e a seguir em frente de um modo mais efetivo, controlando de forma produtiva seu tempo e recursos. Um meio muito prático de alcançar isso é alistar todas as tarefas que estão à sua frente e considerá-las diante de Deus em oração, quanto ao seu mérito e ao tempo envolvido.
Depois, organizá-las em ordem de importância e partir para fazer a mais importante delas em primeiro lugar.
Para ficar firme em suas prioridades , considere estas advertências: coloque Deus em primeiro lugar(Mt 6.33); consulte o Pai com regularidade em seu momento devocional; examine seu coração; e mantenha sua saúde espiritual.
Jesus encontrava-se com o Pai constantemente em oração e meditação intensa para determinar suas prioridades e para preparar-se para cada dia( Lc 5.15-16).
Fique atenta também quanto a alguns cuidados: coloque pessoas antes de coisas(2Co 8.5).
não limite seus investimentos em dinheiro e presentes apenas para com aqueles a quem você ama e cruzam seu caminho. procure maneiras de investir dedicando-se a si mesma, seu tempo e sua energia. A família deve ser mais importante que as ocupações, pois a bíblia afirma, com clareza, que não há sucesso se a família se perder.
Algumas vezes você deverá dizer "não", porque até mesmo Jesus o fez, quando algúem requisitava seu tempo, e isso não se encaixava em seus planos de ministério(Lc 4.42-43).
O princípio que deve determinar nossas prioridades é sempre o de que os valores espirituais devem estar acima dos objetivos desta vida terrena(2Co 4.18).

Nenhum comentário:

Postar um comentário