A mulher virtuosa de Provérbios

Muitas mulheres piedosas notáveis aparecem em toda a bíblia, mas a esposa virtuosa merece elogio especial(pv 31.29). Essa mulher era esposa e mãe. Durante séculos, as mulheres têm se maravilhado e vêm sendo desafiadas pela vida dela(v.31).
A passagem descreve o tipo de esposa que toda mulher deve ser e que tipo de mulher o homem deve escolher para se casar. Não sabemos quem era aquela mulher, mas como ela era. Essa mulher virtuosa continua mais viva do que nunca.
Essa mulher fora do comum era um paradigma de virtudes: digna de confiança, diligente, organizada e amorosa. Mas é surpreendente como era capaz de ordenar as prioridades de sua vida. O marido confiava plenamente nela; os filhos adultos a elogiavam, e seu lar era um modelo de eficiência. Ela ainda encontrava tempo para atuar na comunidade, para ajudar o pobre e até aumentar a renda da família por meio de investimentos sábios e gerenciamento produtivo de tudo o que era colocado sob seus cuidados. Mas ainda, era tão linda exteriormente como era sábia em seu interior.
A Descrição da esposa virtuosa termina com o segredo de seu sucesso(v.30). Ilustrando o tema da sabedoria encontrado em todo o livro de Provérbios, essa mulher, em primeiro lugar, temia e reverenciava a Deus. Assim, os relacionamentos e responsabilidades eram equilibrados com sabedoria. Ela exemplifica a verdade emitida por Jesus Cristo: "buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas as coisas vos serão acrescentadas"(mt .33). Um olhar atento para a descrição dessa mulher pode ser de valor inestimável para ajudar todas as mulheres a estabelecerem suas próprias prioridades ao administrar o tempo, os recursos e os dons que Deus lhe deu.

quarta-feira, 27 de julho de 2011






















Durante doze anos, essa mulher sofreu de hemorragia crônica. as consultas aos médicos tinham somente aumentado sua dor, acabado com seu dinheiro, deixando-a pior do que estava quando tudo começou. Havia tentado de tudo. foi, então que ouviu falar de Jesus.
Aproximou-se de Jesus de modo diferente. veio por trás dele e tocou a borda de suas vestes, esperando que ninguém, inclusive Jesus, notasse. não sabemos se ela se sentia inferior demais para falar com ele, se tinha medo de se aproximar porque era considerada impura ou se estava preocupada com a impossibilidade de achegar-se até Jesus por causa da multidão que o cercava. o texto só diz que tinha uma enorme fé na pessoa de Cristo, crendo que apenas ao tocar em suas vestes mudaria sua vida. e ela estava certa. a passagem deixa claro que seu corpo foi curado no momento em que tocou em Jesus, mas isso não era suficiente para ele. Jesus queria lhe dar mais.
Ele parou subitamente e perguntou: "quem me tocou?" os discípulos ficaram espantados. "do que o Senhor está falando?" eles só enxergavam a multidão, mas Jesus olhava para cada indivíduo. poder havia saído dele, ainda que esse poder não se tivesse esgotado. a cura não havia sido completa. ela era mais do que um corpo com hemorragia; era uma mulher em necessidade. quando essa mulher entrou em contato com Deus, ele e ela souberam o que aconteceu, mesmo que ningúem mais tivesse percebido. Jesus não se moveria dali enquanto ela não se aproximasse dele.
A aproximação da mulher teve três aspectos: ela veio para a frente trêmula de medo, caiu aos seus pés e disse-lhe a verdade. Jesus deu-lhe uma resposta em quatro partes: chamou-a de "filha" (termo carinhoso e íntimo), assegurou-lhe que seu corpo havia sido curado(por sua fé, não por ter tocado na roupa de Jesus), mandou-a embora livre de ansiedade (vá em paz) e de alma curada(gr. sozo, "salva" Mc5.34).
Entre a cura de um homem endemoninhado e a ressurreição de uma menina morta, a situação daquela mulher poderia ser considerada de menor importância segundo a avaliação humana, mas não segundo a de Cristo. Ele parava e ajudava a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário